Tenho um familiar que veio para casa. E agora ?

flyer O meu familiar veio para casa. E agora ? 3 dicas
Flyer informativo de apoio

Quero cuidar de meus pais mas trabalho. E agora ?

flyer Quero cuidar dos meus pais. E agora ? 3 dicas
Flyer informativo de apoio

Ainda não estou 100% autónomo. E agora ?

flyer Saí do hospital, mas não estou 100% autónomo. E agora?
Flyer informativo de apoio

A importância de estimular o idoso, mental e fisicamente

Numa fase de avaliação devemos perceber tudo o que o idoso consegue / está indicado / pode fazer sozinho, para determinar a sua autonomia. Nos casos possíveis, atividades físicas podem ser fontes de bem estar, mas também de convívio. A hidroginástica, pilates ou caminhadas ao ar livre são atividades leves mas muito benéficas para todos os aspetos da saúde do…

Detalhes

Saiba identificar 5 sinais de um AVC

Um AVC ocorre por obstrução ou rompimento de num vaso sanguíneo do cérebro. As células cerebrais dessa zona deixam de funcionar corretamente e surgem sintomas, consoante a zona do cérebro afetada. Em termos gerais, podemos usar os 5 F’s para identificar sinais de alerta: Forte dor de cabeça – Uma dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.Face –…

Detalhes

Hipertensão arterial na terceira idade

A hipertensão arterial (HTA) define-se pelo aumento da pressão do sangue que circula nas nossas artérias. Entre as muitas causas possíveis estão: a obesidade, o consumo exagerado de sal e gorduras, o tabagismo e o alcoolismo. Esta condição crónica pode trazer uma série de complicações graves, caso não seja devidamente controlada. Nos idosos, o próprio…

Detalhes

Prevenção de [úlceras de pressão] Escaras

Dicas para prevenir escáras Em casos em que o idoso fica muito tempo deitado ou sentado, sem alternar a posição, podem surgir úlceras de pressão, (também designadas por escaras). São lesões causadas pela interrupção sanguínea devido à pressão das proeminências dos ossos sobre os tecidos moles. Para as prevenir há alguns cuidados a ter: –…

Detalhes